domingo, 3 de maio de 2009

Vista hoje, in extremis.
"Organizada pelo Museu d`Art Contemporani de Barcelona (MACBA) em co-produção com o Museu Colecção Berardo, esta exposição explora a missão e a história da fotografia, a sua ligação à noção de documento, testemunho e representação histórica. As centenas de fotografias, publicações e filmes abrangem mais de 250 autores diferentes - desde Lewis Hine a Martha Rosler - analisam nesta mostra a noção de documento na história da fotografia a partir do estudo sobre o género ao longo do século XX. No percurso criado para esta mostra, é traçado um itinerário histórico que vai do início da hegemonia da fotografia na imprensa ilustrada, no primeiro terço do século XX, até à alegada crise do realismo fotográfico na era digital, no final do século. Segundo a organização da exposição, sem pretender fazer uma história do género fotográfico documental, ou esgotar as suas definições possíveis, "Arquivo Universal" pretende estudar a forma como tem sido constituído o documento fotográfico em determinados contextos históricos. A exposição divide-se em três momentos: "As Políticas da Vítima", ponto de partida, explicam o aparecimento do género documental na fotografia e no cinema ligado à representação das classes trabalhadoras. Dá como exemplo a obra de Lewis Hine para o National Child Labor Committee, implementado em 1907 nos Estados Unidos, como precursora de um tipo de documentário artístico-político de carácter reformista, que emerge como uma forma de acusação. Neste sentido, o género é constituído historicamente de modo a representar os desfavorecidos, instaurando assim uma "tradição da vítima". Numa segunda parte, intitulada "Espaços Fotográficos Públicos", traça-se o percurso das exposições desenhadas a partir de uma concepção "expandida" de espaço, fundamentada no uso da fotografia, como o caso de Lissitsky, entre 1928 e 1930. Numa terceira parte, a exposição explora a noção da fotografia como um instrumento para as ciências sociais e para a criação de arquivos de imagens em projectos históricos, da Mission Héliographique francesa (1851), à missão da DAtAR dos anos 1980."

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